A XI Feira do Semiárido



Historicamente o semiárido brasileiro ficou conhecido por suas dificuldades e limitações, em detrimento de sua diversidade cultural e natural, criando-se uma visão que o reduziu a um lugar homogêneo, pobre, um lugar da falta. Este olhar sobre o semiárido desconsidera as práticas culturais dos sujeitos que produziram a si mesmos, ao tempo em que produziam seu espaço, ignorando-os.


Em oposição às práticas que excluem os sujeitos historicamente silenciados na e pela história oficial, a realização da XI edição da Feira do Semiárido, pela Universidade Estadual de Feira de Santana, se configura numa estratégia de diálogo com e sobre o semiárido na tentativa de buscar soluções para os impactos causados pela falta de políticas responsáveis de convivência com as condições naturais da região, o uso inadequado dos recursos tecnológicos e dos saberes historicamente construídos por sua população na produção da própria vida e do semiárido. Vale ressaltar que a concretização da Feira se dá em parceria com a sociedade civil, em especial as entidades e movimentos sociais que discutem a os problemas do homem e da mulher do semiárido.

Consciente de seu compromisso social é que a Universidade Estadual de Feira de Santana, através da Pró-Reitoria de Extensão, realiza, desde 2003, a Feira do Semiárido, que tem como objetivo principal ampliar o espaço de discussão sobre os saberes, fazeres, problemas, desafios e potencialidades regionais e locais. Ao longo destes anos tem-se buscado oportunizar reflexões que apontem ações no sentido da viabilização de uma forma de desenvolvimento, de modo que as políticas voltadas para o Semiárido, respeitando as tecnologias sociais produzidas coletivamente, avancem na utilização de técnicas de sobrevivência para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, contribuindo dessa forma para que este lugar de histórias, memórias, crenças e ciência seja, ainda mais, um lugar de felicidade.

A XI Feira do Semiárido será realizada no período de 23 a 25 de maio de 2018, num espaço denominado Alameda dos Oitis, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. A temática definida para orientar os debates será “POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: temos sede de quê?”. Nesta edição amplia-se a discussão sobre o semiárido, incluindo, mais explicitamente, o espaço urbano como objeto de reflexão, enfatizando que é na relação campo-cidade que a vida se produz e reproduz no semiárido.

A realização da Feira tem como objetivo chamar a atenção para os saberes, fazeres e as potencialidades da referida região, observando a capacidade que tem o homem e a mulher que habitam o campo e a cidade no semiárido para oferecer produtos e idéias que refletem tanto a convivência quanto os caminhos para efetivação de uma outra forma desenvolvimento, sem perder de vista sua diversidade e especificidade.  Dessa forma, a idéia central volta-se para a construção de novas parcerias entre diferentes sujeitos do conhecimento, envolvendo comunidade acadêmica e externa no sentido de unir o conhecimento institucionalizado ao conhecimento produzido pelas populações do semiárido. Nessa perspectiva, a produção do conhecimento busca a valorização dos diferentes saberes como um crescente desafio que emana da necessidade de conhecer os problemas sócio-espaciais nas mais diversas escalas.

Ainda nesse mesmo sentido, a XI Feira do Semiárido assume um formato um pouco diferente das suas edições anteriores, especialmente no que diz respeito ao modo de organização e realização de sua programação acadêmica. Além da realização, como é já tradição do Evento, de Feira de Economia Popular e Solidária e Agricultura Familiar, voltada para os produtos e práticas do Semiárido, em 2018 a sua programação acadêmica será constituída de quatro eventos distintos, mas conjugados, em formato inédito se comparados com as suas edições anteriores:

ü O II Seminário (RE)pensar Feira;

ü O II Congresso Internacional de Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local: como trabalhar e produzir na contramão do empreendedorismo?, organizado pela Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS – IEPS-UEFS;

ü A III SEMAGRO - Semana de Agronomia: o profissional Agrônomo: o desafio de saciar nossas expectativas e a sede do semiárido, organizada pelo Diretório Acadêmico do Curso de Agronomia da UEFS;

ü O Encontro Interterritorial de Redes de Comercialização de produtos do Semiárido, organizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC).

Os espaços de diálogo (conferência, rodas de conversa, apresentação de comunicações orais e pôsteres, relatos de experiências) e de formação (oficinas) serão compartilhados pelos três eventos, com atividades que tanto comungam interesses dos diferentes organizadores, quanto tratam de temas específicos de cada um deles. O formato traz, assim, uma grande diversidade de temas e abordagens, tornada possível em razão da reunião dos programas e grupos de pesquisa e extensão envolvidos. Um fio condutor, no entanto, enlaça todos os momentos: a forte presença do diálogo entre o saber científico e o saber prático e popular, especialmente amplificado pela presença de trabalhadores e movimentos sociais, proporcionada em especial pelos temas e pelo espaço de comercialização e troca de experiências da Feira.

Considerando a comunhão de objetivos e a possibilidade de ampliar e enriquecer os diálogos sobre temas comuns ou transversais, a proposta é que a programação da XI Feira do Semiárido seja composta dos espaços que integram os referidos eventos, além de momentos de compartilhamento e diálogo comum. Os participantes da XI Feira do Semiárido, assim, serão igualmente participantes dos citados eventos, vivenciando e contribuindo com os espaços que sejam de seu interesse. Uma certificação específica será concedida aos que participarem dos Grupos de Trabalho com a apresentação de comunicações orais, relatos de experiência ou pôsteres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário